quarta-feira, 12 de novembro de 2014

VÁRZEA NOVA E REGIÃO ESTARÁ REPRESENTADA NA CONAE 2014


Entre os dias 19 e 23 de novembro estará acontecendo em Brasília a 2ª CONAE (Conferência Nacional de Educação) que reunirá em sua fase final cerca de 4 mil pessoas que estarão discutindo os rumos da educação no nosso país. Entre os participantes estará presente o professor e coordenador da APLB Sindicato de Várzea Nova Gedeão Fraga de Morais, o professor também esteve na 1ª edição da CONAE em 2010 onde se discutiu o atual PNE (Plano Nacional de Educação).
Esse ano o professor estará representando os “Trabalhadores da Educação Pública” e dentro da agenda do evento participará dos seguintes temas: Gestão e Financiamento da Educação, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração: Papel dos Entes Federados, distribuição e gestão dos recursos federativos; Políticas de Prevenção e de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores em Educação; Valorização dos Profissionais da Educação: desafios e perspectivas; Piso Salarial, Diretrizes Nacionais de Carreira, Desenvolvimento Profissional, Reconhecimento Social e Melhoria das Condições de Trabalho na Educação Escolar; Gestão democrática: Mecanismos e processos de participação popular; Novas Fontes de Recursos para o Financiamento da Educação Pública; Valorização Dos Profissionais Da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho.
O tema norteador dos debates é "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". O documento-base a ser discutido teve origem em emendas apresentadas durante as conferências estaduais e distrital. Aprovadas, as emendas foram sistematizadas por uma comissão especial do Fórum Nacional de Educação (FNE). Essa comissão organizou 11.488 registros de inserções cadastradas pelos fóruns estaduais de educação no sistema de relatoria do FNE e do Ministério da Educação. Foram apresentadas aproximadamente 30 mil emendas ao texto de referência.

Participar da CONAE é antes de tudo saber que a educação brasileira deve ser construída com a participação de quem está diretamente envolvido no processo educativo, é espetacular saber que desse encontro sairão às decisões que irão nortear a educação do Brasil nos próximos anos, e participar desse momento é antes de tudo uma honra. Obrigado a todos que contribuíram e contribuirão com essa conquista, os colegas que me elegeram na etapa municipal, à secretaria de educação de Várzea Nova e a Direc 16 que viabilizaram a nossa participação na etapa estadual e na CONAE 2014. Dedico essa participação aos meus colegas, alunos e aos cidadãos que acreditam na educação como caminho para diminuir as mazelas desse nosso país”.

Gedeão Fraga de Morais


Nenhum comentário:

Postar um comentário