Fonte imagem: Várzea Nova Notícias |
Durante a assembleia o coordenador da APLB Sindicato fez
alguns questionamentos à direção da caixa e aos membros do Conselho Fiscal,
entre esses questionamentos como estava a saúde financeira da V. Nova
Previdência, se os repasses estavam em dias, como estavam os trabalhos do
conselho, entre outras dúvidas.
Em resposta o diretor e o conselho nos trouxeram notícias
boas e ruins, entre as boas estava a redução da despesa administrativa que em
2013 chegou a R$ 16.200,00 mensais e em 2015 está em média em R$ 9.650,00, uma
cobrança feita pelos servidores na última eleição realizada. Outra boa notícia
é de que aplicações financeiras diversificadas evitaram perdas financeiras,
essas aplicações tiveram a orientação de um dos setores do Banco do Brasil,
instituição onde está aplicado o patrimônio de nossa caixa.
Mesmo tendo um patrimônio de R$ 18.979.441,22, saldo em
29 de maio de 2015, a Várzea Nova Previdência precisa de cuidados e
acompanhamentos, mesmo por que está longe de ter uma saúde financeira
totalmente segura. De acordo com o Relatório da Avaliação Atuarial de 2014
realizado pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) a nossa caixa tem um déficit
de R$ 3.557.218,80, contraído durante os anos em que gestões municipais, deixaram
de repassar os valores devidos para a instituição, principalmente no que se
refere à parte patronal.
Atualmente a situação não é diferente, a atual gestão
contraiu nos últimos meses uma dívida de aproximadamente R$ 277.000,00 no que
se refere aos compromissos patronais, mesmo tendo repassado os valores
descontados dos servidores a gestão pública não tem cumprido o compromisso na
sua totalidade, o que pode gerar um novo parcelamento, novo por que já foram
feitos outros em gestões anteriores e que ainda são pagos mensalmente. A dívida
só deixará de existir, ou pelo menos ser amortizada, se a gestão começar a
cumprir seu papel como o fazem os trabalhadores, que não tem outra opção já que
o desconto já é feito antes mesmo de chegar às nossas contas.
Nesse sentido precisamos cobrar da gestão pública a
correção e pagamento em dias dos seus compromissos com nossa instituição, para
isso torna-se necessário a atuação constante do Conselho Fiscal e
Administrativo eleito no último dia 29 de maio, com a presença de um grande
número de servidores a assembleia transcorreu de maneira tranquila e com muitas
intervenções para tirar dúvidas. A APLB se fez presente por entender que nosso
futuro depende de nosso acompanhamento, fiscalização e tomada de decisões com
relação à Caixa de Previdência.
Devemos continuar atentos e informados sobre todos os
acontecimentos relacionados à nossa instituição.
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