quinta-feira, 4 de junho de 2015

V. NOVA: SITUAÇÃO DA CAIXA DE PREVIDÊNCIA

Fonte imagem: Várzea Nova Notícias
No último dia 29 de maio (sexta-feira) foi realizada no auditório do CEJSO uma assembleia geral com os servidores municipais de Várzea Nova com o objetivo de realizar eleições para o Conselho Fiscal e Administrativo da Várzea Nova Previdência.
Durante a assembleia o coordenador da APLB Sindicato fez alguns questionamentos à direção da caixa e aos membros do Conselho Fiscal, entre esses questionamentos como estava a saúde financeira da V. Nova Previdência, se os repasses estavam em dias, como estavam os trabalhos do conselho, entre outras dúvidas.
Em resposta o diretor e o conselho nos trouxeram notícias boas e ruins, entre as boas estava a redução da despesa administrativa que em 2013 chegou a R$ 16.200,00 mensais e em 2015 está em média em R$ 9.650,00, uma cobrança feita pelos servidores na última eleição realizada. Outra boa notícia é de que aplicações financeiras diversificadas evitaram perdas financeiras, essas aplicações tiveram a orientação de um dos setores do Banco do Brasil, instituição onde está aplicado o patrimônio de nossa caixa.
Mesmo tendo um patrimônio de R$ 18.979.441,22, saldo em 29 de maio de 2015, a Várzea Nova Previdência precisa de cuidados e acompanhamentos, mesmo por que está longe de ter uma saúde financeira totalmente segura. De acordo com o Relatório da Avaliação Atuarial de 2014 realizado pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) a nossa caixa tem um déficit de R$ 3.557.218,80, contraído durante os anos em que gestões municipais, deixaram de repassar os valores devidos para a instituição, principalmente no que se refere à parte patronal.
Atualmente a situação não é diferente, a atual gestão contraiu nos últimos meses uma dívida de aproximadamente R$ 277.000,00 no que se refere aos compromissos patronais, mesmo tendo repassado os valores descontados dos servidores a gestão pública não tem cumprido o compromisso na sua totalidade, o que pode gerar um novo parcelamento, novo por que já foram feitos outros em gestões anteriores e que ainda são pagos mensalmente. A dívida só deixará de existir, ou pelo menos ser amortizada, se a gestão começar a cumprir seu papel como o fazem os trabalhadores, que não tem outra opção já que o desconto já é feito antes mesmo de chegar às nossas contas.
Nesse sentido precisamos cobrar da gestão pública a correção e pagamento em dias dos seus compromissos com nossa instituição, para isso torna-se necessário a atuação constante do Conselho Fiscal e Administrativo eleito no último dia 29 de maio, com a presença de um grande número de servidores a assembleia transcorreu de maneira tranquila e com muitas intervenções para tirar dúvidas. A APLB se fez presente por entender que nosso futuro depende de nosso acompanhamento, fiscalização e tomada de decisões com relação à Caixa de Previdência.
Devemos continuar atentos e informados sobre todos os acontecimentos relacionados à nossa instituição.


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